Trabalhos de Conclusão de Curso
TRABALHOS APRESENTADOS EM 2019– TURMA DE 2016
Agricultura familiar e políticas públicas: Uma análise da comunidade quilombola Macaúbas Palmito
Aline Fernanda Santos Silva
Orientador(a): Graziela Freitas Dourado
Memória e oralidade: história da comunidade quilombola Água Preta de Cima
Aliny Batista de Barros
Orientador(a): Ana Carolina Beer Figueira Simas
Estradas rurais: estudo no córrego carneiro – Ouro Verde de Minas – MG
Ana Paula Luiz Santos
Orientador(a): Tommy Flávio C.
Manejo dos solos na comunidade terra boa Ouro Verde de Minas
André Rodrigues de Oliveira
Orientador(a): Tommy Flávio C.
A visão dos educadores quanto às aulas práticas em ciências das escolas comunitárias rurais município de Jaguaré – ES
Andressa de Almeida Bressanini
Orientador(a): Tatiana Pires Barrella
Caravana quilombola: um canto de lutas, um ponto de festa
Antônio Júlio Gonçalves
Orientador(a): Alessandra Bernardes Faria Campos
Empoderamento no processo de certificação da comunidade quilombola Córrego do Meio
Aparecida Eli Fatima Celestino
Orientador(a): Fabricio Vassalli Zanelli
O processo migratório sazonal/transumância e seus impactos na comunidade de Vila Estivinha do município de Varzelândia MG
Bruna Ivone de Paula Pereira da Silva
Orientador(a): Fabricio Vassalli Zanelli
Agentes de mudanças: práticas educativas, desafios e realidades vivenciadas pelos (as) agentes comunitários de saúde na área rural de Coração de Jesus, MG
Cláudia Maria Machado Rego
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
O Jogo Didático e o Ensino de Ciências: uma proposta de ensino e aprendizagem sobre a biodiversidade
Danielle Schultz
Orientador(a): Cristiane Lopes Rocha de Oliveira
Políticas públicas para o desenvolvimento local: o acesso às práticas integrativas e complementares no SUS no município de Santa Bárbara, MG
Elaine Ozório do Carmo
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Êxodo rural e as transformações ocorridas na comunidade quilombola Borá
Eliane Martins Pereira
Orientador(a): Fabricio Vassalli Zanelli
Vozes- mulheres: trajetórias de acesso e permanência de mulheres do quilombo Santa Cruz no ensino superior
Elizete Pereira da Silva
Orientador(a): Alessandra Bernardes Faria Campos
Educação escolar quilombola no município de Ouro Verde de Minas – MG: desafios na conquista de direitos e afirmação da cultura
Emanoel Ferreira da Silva Neto
Orientador(a): Alessandra Bernardes Faria Campos
Agroecologia como caminho para a regeneração ecológica e socioeconômica na região afetada pelo rompimento da barragem de fundão, Mariana (MG)
Gabrielle Joanas Quirino
Orientador(a): Felipe Nogueira Bello Simas
Plantas medicinais na comunidade Quilombola Borá e suas contribuições à Educação do Campo
Guilherme Rodrigues Cardoso
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Fechamento da sala de aula do assentamento Roseli Nunes II
Iliene Batista Martins
Orientador(a): Edgard Leite de Oliveira
Mulheres sem terra na construção da luta pela terra
Ione Ribeiro da Silva
Orientador(a): Edgard Leite de Oliveira
Práticas de manejo da agricultura familiar do quilombo Borá e seu processo histórico
Irene Rodrigues Pereira
Orientador(a): Fabricio Vassalli Zanelli
Socioagrobiodiversidade: frutos do cerrado do norte mineiro
Israel Gonçalves dos Santos
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Alternância pedagógica no processo de formação de educadoras/es do campo: um olhar sobre a dimensão dos saberes
Israel Teles Barbosa
Orientador(a): Alessandra Bernardes Faria Campos
Recursos hídricos em uma comunidade quilombola
Ivania Geralda Coelho Maia Santos
Orientador(a): Tommy Flávio C.
A experimentação problematizadora e o ensino de ciências: os desafios e perspectivas na educação do campo
Izabel Bressanini Monteiro
Orientador(a): Cristiane Lopes Rocha de Oliveira
Educação popular: instrumento de resistência na luta contra a desigualdade social
Jhecylane Carvalho Gomes
Orientador(a): Fabricio Vassalli Zanelli
Mulheres da agricultura familiar da comunidade de Laranjão município de Glaucilândia norte Minas Gerais
Jheini Tuana Gonçalves
Orientador(a): Edgard Leite de Oliveira
A trajetória das mulheres agricultoras Agroecológicas de Acaiaca – MG
Josimara dos Santos Matos
Orientador(a): Alessandra Bernardes Faria Campos
Coleta seletiva de resíduos sólidos na comunidade quilombola Água Preta de Cima
Joviniano Pereira De Barros Filho
Orientador(a): Tommy Flávio C.
Expressões artísticas nos processos de ensino e aprendizagem escolar: possibilidades de trabalho com o teatro e os quadrinhos
Kalebe José Secundino Rodrigues
Orientador(a): Edgard Leite de Oliveir
O fechamento de escolas no campo do município de Jordânia – MG
Laís Souza Santos
Orientador(a): Élida Lopes Miranda
Divulgação dos saberes sobre plantas medicinais do Quilombo Santa Cruz em Ouro Verde de Minas, Minas Gerais
Leidiane Pereira de Oliveira
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
“Os de cá” e “Os de lá”: racismo e trajetórias de escolarização na comunidade quilombola Macaúbas Palmito, Bocaiúva – MG (1949-1988)
Letícia Gabriela Santos Silva
Orientador(a): Alessandra Bernardes Faria Campos
Influência de programas educativos televisivos no aprendizado de biologia em uma escola do ensino médio
Lucas Antônio da Silva Domingos
Orientador(a): Felipe Nogueira Bello Simas
Relatos de experiência: convívio com escassez da água no semiárido de Minas Gerais
Luciene Lopes Martins
Orientador(a): Tommy Flávio C.
Um estudo sobre saberes tradicionais: o processo de produção de farinha de mandioca na comunidade quilombola Santa Cruz em Ouro Verde de Minas – MG
Lucimara Esteves dos Santos Souza
Orientador(a): Alessandra Bernardes Faria Campos
A trajetória da capoeira: dos artigos penais a patrimônio da humanidade
Marco Antônio Ferreira Santos
Orientador(a): Tommy Flávio C. W. L. de Sousa
O papel da experimentação no ensino de física na perspectiva de estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza da UFV
Maria Paula Demuner
Orientador(a): Danila Ribeiro Gomes
Alimentação saudável: relato de experiência da valorização das frutas locais
Marinalva Antonio Rios
Orientador(a): Cristiane Lopes Rocha de Oliveira
A importância dos processos formativos na implementação das práticas agroecológicas no município de Coração de Jesus – Minas Gerais
Marta Siméria Soares da Silva
Orientador(a): Tatiana Pires Barrella
Saber tradicional e a importância do coco macaúba (acrocomia aculeata) para a sustentabilidade de comunidades do cerrado: estudo de caso da comunidade de Faveira, Norte de Minas
Mateus Ribeiro Aguiar
Orientador(a): Felipe Nogueira Bello Simas
Potencial do uso de calda bordalesa como alternativa ao agrotóxico para cafeicultores familiares da comunidade de Santa Clara, Castelo – ES
Nariane Moreira da Silva
Orientador(a): Tatiana Pires Barrella
Escola Nacional de Energia Popular: práticas de ensino aprendizagem em espaços educativos não formais e suas contribuições à Licenciatura em Educação do Campo
Odália Martins Machado
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Experiência de agricultura familiar e agroecologia e processos educativos no campo
Paula Teixeira Pedrosa da Silva
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Manejo dos solos no quilombo Santa Cruz, Ouro Verde de Minas: em busca da transição agroecológica.
Pauliane Aparecida Pereira
Orientador(a): Felipe Nogueira Bello Simas
Educação ambiental e uso consciente da água: noções avaliadas sob o ponto de vista de alunos e professores de uma escola municipal da cidade de Viçosa (MG)
Rafaela Aparecida Gonçalves Miranda
Orientador(a): Felipe Nogueira Bello Simas
Alternância pedagógica na escola de assentamento “Zumbi dos Palmares”: desafios e potencialidades
Railda Matheus de Souza
Orientador(a): Élida Lopes Miranda
Mãos femininas: o papel das mulheres para sua autonomia econômica, a partir de suas produções na associação e agricultura familiar no assentamento Zumbi dos Palmares, São Mateus/ES
Rayane Matheus de Souza
Orientador(a): Alessandra Bernardes Faria Campos
Contribuições dos grupos de reflexão para a agricultura familiar na comunidade de Carangolinha de Cima/MG
Renata de Souza Gomes
Orientador(a): Sara Ferreira de Almeida
Instrumentos da alternância na Educação do Campo: Relato de experiência no ensino médio e ensino superior
Rhayza Silva Vieira
Orientador(a): Tatiana Pires Barrella
Memória e ancestralidade do congado de São Miguel do Anta (MG)
Rosana dos Santos Teixeira
Orientador(a): Fabricio Vassalli Zanelli
Conservação ambiental na comunidade Terra Boa, Ouro Verde de Minas – MG
Roseli Rodrigues dos Santos
Orientador(a): Felipe Nogueira Bello Simas
Análise das matrizes curriculares das Licenciaturas em Educação do Campo – Ciências da Natureza
Rosely Mendes da Silva
Orientador(a): Tatiana Pires Barrella
Mudanças no modo de vida da comunidade quilombola córrego Carneiro, Ouro Verde de Minas (MG)
Rosinaldo Coelho Maia
Orientador(a): Tommy Flávio C.
Alimentação saudável: o trabalho da Pastoral da Criança com as famílias acompanhadas da Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Ouro Verde de Minas.
Sandra Pereira dos Santos
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Benzedeiras em comunidades do campo: saberes, práticas e contribuições à Educação do Campo
Santa Célia Rodrigues Pereira
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Conhecimentos tradicionais sobre plantas medicinais no Quilombo Água Preta de Cima em Ouro Verde de Minas, Minas Gerais
Sebastião Rodrigues Silva
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
A mística e a arte na Educação do Campo: uma experiência na Escola Família Agrícola (EFA) de Chapadinha
Suzani Maria Gomes de Paula
Orientador(a): Laura Pronsato
O descarte do óleo de cozinha na cidade de Ataléia (MG)
Tassiane Costa Alves
Orientador(a): Felipe Nogueira Bello Simas
Escola Família Agrícola Padre André: desenvolvimento do meio em foco
Thauan Neri Barrem
Orientador(a): Élida Lopes Miranda
Do fantasioso ao real: memórias e histórias contadas pela família Resende
Thayne Resende Laudigy
Orientador(a): Ana Carolina Beer Figueira Simas
Místicas e Educação do Campo: encontro entre arte e a formação de educandos e educadores do campo
Thaysnara Ferreira Almeida
Orientador(a): Fabricio Vassalli Zanelli
Efeitos decorrentes da redução do Tempo Escola (TE) sobre a perspectiva dos educandos da Licenciatura em Educação do Campo (turma 2016) da Universidade Federal de Viçosa
Vanessa Luzia de Oliveira Silva Ferreira
Orientador(a): Cristiane Lopes Rocha de Oliveira
Soberania alimentar no quilombo Santa Cruz – Ouro Verde de Minas – MG
Wanessa Souza Costa
Orientador(a): Felipe Nogueira Bello Simas
TRABALHOS APRESENTADOS EM 2018 – TURMA DE 2015
Agrobiodiversidade em quintais quilombolas: levantamento das plantas alimentícias na comunidade quilombola água preta de baixo no município de Ouro Verde de Minas – MG
Adrielle Pereira dos Santos
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Cultura e identidade da umbanda no quilombo santa cruz, Ouro Verde de Minas – MG
Alainy Pereira dos Santos
Orientador(a): Edgard Leite de Oliveira
Agricultura familiar da comunidade quilombola Córrego Carneiro em Ouro Verde de Minas – MG
Alcione Pereira dos Santos Silva
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Memórias de um cursinho popular do campo: Relembrando a história do cursinho popular tecendo sonhos, de Espera Feliz – MG
Alessandra de Sousa Lopes
Orientador(a): Fabrício Vassali Zanelli
Juventude rural, migração e o papel do grupo de jovens nas comunidades de São Bento e Barbosa em Sem Peixe, Minas Gerais
Ana Cristina Cenack
Orientador(a): Fabrício Vassali Zanelli
Contribuição do movimento dos pequenos agricultores no processo de transição agroecológica no sítio Boa Sorte
Ana Flávia Luck
Orientador(a): Fabrício Vassali Zanelli
Diálogos de agroecologia na escola do campo: Relato de experiência das práticas educativas em agroecologia na escola municipal Professor Mário Del Giudice – Viçosa – MG
Ana Paula Anacleto Virgolino
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Questões e diálogos: Uma forma de problematizar a realidade e o cotidiano escolar diante da educação inclusiva na escola estadual Cônego José Ermelindo de Souza.
Anádia Maria dos Anjos Costa
Orientador(a): Cristiane Lopes Rocha de Oliveira
Fechamento da escola municipal São José do Córrego Rio Vermelho do município de Ouro Verde de Minas – MG
Anália Francisca dos Santos
Orientador(a): Edgard Leite de Oliveira
A luta social e a educação do campo: Análise do ato 06 de dezembro de 2017
Carla Cardoso Nunes
Orientador(a): Tatiana Pires Barrella
Agrobiodiversidade em quintais quilombolas e alimentação saudável
Cirlene Ferreira Santiago de Souza
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Agricultura familiar na comunidade Córrego Queixada I, município de Ouro Verde de Minas – MG
Clemência Barbosa da Silva
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Transição agroecológica de cafeicultores orgânico de Araponga, zona da mata mineira: Um processo de aprendizagem
Creidimar Martins Lana
Orientador(a): Felipe Nogueira Bello Simas
Desafios, perspectivas e avanços no campo da atuação social do conselho comunitário de são francisco das chagas, município de Ervália – MG
Cristiana de Lourdes Lopes Jacinto
Orientador(a): Edgard Leite de Oliveira
Educação do campo e conservação do solo na comunidade Quilombo Córrego Carneiro, Ouro Verde de Minas – MG
Daiane Alves Souza
Orientador(a): Felipe Nogueira Bello Simas
Memória e educação do campo: Os caminhos percorridos pela família Neres e Oliveiras
David Neres dos Reis
Orientador(a): Ana Carolina Beer Figueira Simas
Conhecendo as plantas medicinais da comunidade Córrego Queixada II, município de Ouro Verde de Minas – MG
Elcilene Pereira Martins
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
A importância da licenciatura em educação do campo para os licenciandos da comunidade quilombola de água limpa, município de Ouro Verde de Minas
Elizangela Soares de Oliveira
Orientador(a): Élida Lopes Miranda
Plantas medicinais da comunidade do funil no município de Simonésia, Minas Gerais
Fabíola dos Santos Rita
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Juventude e educação: Açõe educativas do CRAs na construção da cidadania junto aos jovens de um município rural de Minas Gerais
Flaviana Heloísa da Silva Caetano
Orientador(a): Alessandra Bernardes Faria Campos
Expectativas de estudantes do ensino médio público em relação ao campo e à educação
Gênesis Marcos Rodrigues de Freitas
Orientador(a): Élida Lopes Miranda
Conhecimentos sobre plantas medicinais no Assentamento 1° de Junho, Tumiritinga – MG
Gislene Ferreira dos Santos
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Memórias de um cursinho popular do campo: relembrando a história do cursinho popular Tecendo Sonhos, de Espera Feliz – MG
Gislene Sant’ Ana da Silva Gomes
Orientador(a): Tatiana Pires Barrella
O programa Brasil Alfabetizado na comunidade Córrego Rio Vermelho, município de Ouro Verde de Minas
Glebison Ferreira Guimarães
Orientador(a): Élida Lopes Miranda
Relação escola-família no contexto da escola de ensino fundamental família agrícola de Brejetuba João Vicente Filho
Hatus José Patrocínio Florindo
Orientador(a): Élida Lopes Miranda
Migração de jovens rurais no município de Fronteira dos Vales – MG
Heidiane dos Santos Teixeira
Orientador(a): Tatiana Pires Barrella
Educação pública e tendências pedagógicas: Reflexões a partir da prática docente
Hemiliayne Caetano de Amorim
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
O plano de estudo na escola família agrícola de Brejetuba João Vicente Filho
Higor Patrocínio Marques
Orientador(a): Élida Lopes Miranda
Juventude e cultura no MST: A mística perpassada pelas gerações de jovens no Assentamento 1° de Junho
Iêda Alves Pereira
Orientador(a): Fabrício Vassali Zanelli
Transição agroecológica do sítio Recanto da Serra: Um processo de aprendizagem
Igor Borges Peron
Orientador(a): Felipe Nogueira Bello Simas
A importância dos quintais para conservação da biodiversidade e qualidade de vida no Quilombo Santa Cruz, Ouro Verde de Minas (MG)
Isael Pereira dos Santos
Orientador(a): Felipe Nogueira Bello Simas
Um estudo sobre a rapadura na comunidade quilombola Córrego Carneiro, Ouro Verde de Minas (MG)
Isabel Coelho Maia
Orientador(a): Isabela Leão Ponce Pasini
Levantamento etnofarmacológico de plantas medicinais na comunidade quilombola, Córrego Carneiro, Ouro Verde de Minas – MG
Jaqueline Luiz dos Santos
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
A potencialidade da canção popular em um processo educativo do campo
José Gabriel Barbosa Lopes
Orientador(a): Fabrício Vassali Zanelli
Alternâncias educativas na formação dos educandos da licena do Assentamento 1º de Junho: A formação é um processo de luta
Jusiely Alves Pereira
Orientador(a): Fernando Conde Veiga
O uso da horta vertical na cidade: Contribuições na segurança alimentar das famílias no município de Ouro Verde de Minas
Kristibelle Pereira Oliveira
Orientador(a): Tatiana Pires Barrella
A segurança hídrica do Assentamento 1º de Junho e as alternativas para preservar e manejar nossas águas
Lucas Santos Pereira
Orientador(a): Felipe Nogueira Bello Simas
As potencialidades e os desafios da escolinha filhos de Dandara na comunidade quilombola de Santa Cruz, Ouro Verde de Minas – MG
Luciene Luiz Lima
Orientador(a): Isabela Leão Ponce Pasini
Entre linhas e agulhas: Costurando a percepção da mulher artesã sobre seu trabalho
Maria Amalia Stroppa Moreira
Orientador(a): Bianca Aparecida Lima Costa
Guardião de sementes crioulas: Relato de experiência na comunidade Rio Vermelho, Ouro Verde de Minas/MG
Maria Aparecida Ferreira Guimarães
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Os solos e a qualidade de vida na comunidade quilombo santa cruz: Produção de cartilha como ferramenta pedagógica
Maria Lídia Pereira Rios
Orientador(a): Felipe Nogueira Bello Simas
Reflexões sobre o empoderamento negro no Quilombo Santa Cruz de Ouro Verde de Minas – MG
Maria Nilza Pereira dos Santos
Orientador(a): Edgard Leite de Oliveira
Agricultura camponesa e agroecologia: Aprendizagens coletivas na construção social de mercado
Marijani Lück Nardi
Orientador(a): Fabrício Vassali Zanelli
O uso das ervas medicinais na comunidade quilombola de Santa Cruz, Ouro Verde de Minas – MG: Um olhar sobre a medicina alternativa
Markia de Jesus Gomes de Oliveira
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Vivendo e aprendendo sobre ervas medicinais com minha família quilombola, do município de Ouro Verde de Minas
Marquilene Rodrigues dos Santos
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
A cultura e os saberes das benzedeiras do quilombo santa cruz, em Ouro Verde Minas
Micheline Pereira de Oliveira
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Resíduos sólidos: Questões socioambientais no Quilombo da comunidade de Santa Cruz – MG
Oseias Junior Oliveira de Souza
Orientador(a): Tommy Flavio Cardoso Wanick Loureiro de Sousa
O trabalho em mutirão na proteção das nascentes de Sem Peixe – MG: Relato de uma experiência educativa
Osias Antônio Lopes Bento
Orientador(a): Tommy Flavio Cardoso Wanick Loureiro de Sousa
A conquista de terra pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Assentamento Padre Jésus de Espera Feliz – MG
Raone Coelho de Carvalho
Orientador(a): Edgard Leite de Oliveira
Educação e diversidade: Uma análise das interfacesentre educação no campo e educação inclusiva no município de Castelo – ES
Raquel Valani
Orientador(a): Cristiane Lopes Rocha de Oliveira
Juventude do Assentamento 1º de Junho: Educação e agroecologia em Tumiritinga – MG
Renária Ramos da Rocha
Orientador(a): Edgard Leite de Oliveira
Plantio de água: Um processo educativo
Robson da Rocha Germano
Orientador(a): Felipe Nogueira Bello Simas
Contribuições do projeto profissional do jovem para os educandos e educadores da Escola Família Agrícola de Castelo, ES
Rosângela Procópio Arthur
Orientador(a): Fabrício Vassali Zanelli
O fechamento das escolas do campo no município de Araponga: As lutas e disputas em torno da escola municipal Marcos José Rodrigues
Ruthy Maria Rodrigues Macedo
Orientador(a): Élida Lopes Miranda
Processos educativos na luta e resistência à mineração na Serra do Brigadeiro
Sara Abreu
Orientador(a): Fabrício Vassali Zanelli
Da comunidade educativa popular agrícola à Escola Família Agrícola de Jequeri: Antecedentes históricos, princípios e a relação escola família
Sebastião de Souza Luciano
Orientador(a): Élida Lopes Miranda
Percepção sobre a gestão do lixo na comunidade Rio Vermelho, Ouro Verde de Minas – MG.
Simone Rodrigues Ferreira
Orientador(a): Felipe Nogueira Bello Simas
Identidade e territorialidade da comunidade quilombola do Buieié – Viçosa MG
Solange Martins Antunes Ferreira
Orientador(a): Edgard Leite de Oliveira
Implantação de uma horta suspensa de plantas medicinais na unidade básica de saúde do bairro Santa Clara, no município de Viçosa, MG.
Teresinha dos Santos
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Pra quê eu estudar isso se não serve pra nada?: Reflexões sobre plano de aula.
Tiago dos Santos Pires
Orientador(a): Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Projeto curupira arte-educação ambiental e agroecologia
Vitor Meireles Gouvẽa
Orientador(a): Viviane Sílvia Lirio
O plano de estudo na Escola Família Agrícola Margarida Alves
Willian Teixeiras Soares
Orientador(a): Élida Lopes Miranda
TRABALHOS APRESENTADOS EM 2017 – TURMA DE 2014
Plantio de Água: um processo de educação popular e agroecológica na Comunidade de Valéria, em Catas Altas – MG
Amanda Marina Ferreira
Orientador(a): Prof. Tommy Flávio Cardoso Warnick Loureiro de Sousa
Plantio de Água: Um processo de formação, desenvolvido em conjunto à comunidade de Camões- Sem Peixe
Ana Cristina Calazart
Orientador(a): Prof. Tommy Flávio Cardoso Warnick Loureiro de Sousa
Resistências no contexto de criação da Comunidade Quilombola de Santa Cruz
André Peçanha de Freitas
Orientador(a): Prof.ª Jaqueline Cardoso Zeferino
Ações de educação ambiental: reflexões e intervenções na Comunidade Terra Boa, de Ouro Verde de Minas
Andrine Cassiano Pereira
Orientador(a): Prof.ª Fernanda Maria Coutinho de Andrade
A influência do PNAE sobre a percepção dos agricultores familiares de Viçosa-MG acerca dos princípios agroecológicos
Atanaele dos Reis Bernardo
Orientador(a): Prof. Marcelo Miná Dias
Trajetória de uma mulher agricultora e suas práticas com a homeopatia na agricultura
Auxiliadora Lopes Martins
Orientador(a): Prof.ª Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Impactos das ações de ensino e partilha de conhecimentos sobre homeopatia, plantas medicinais e agroecologia na educação do campo
Carina Ribas Monteiro
Orientador(a): Prof.ª Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Cultura e identidade do MST: memórias do assentamento 1° de Junho-MG
Catoame Lopes Pinheiro
Orientador(a): Prof. Fabrício Vassalli Zanelli
Fossa evapotranspiradora como tema gerador para o ensino de ciências da natureza na educação do campo
Clébia Gomes Pereira
Orientador(a): Prof. Tommy Flávio Cardoso Warnick Loureiro de Sousa
A escola Filhos de Dandara e o diálogo com os princípios da educação quilombola: um relato de experiência
Crislane Ramos dos Santos
Orientador(a): Prof.ª Natalia Rigueira Fernandes
EFA-Puris e sua prática pedagógica para a sustentabilidade
Daniela Queiroz do Prado
Orientador(a): Prof.ª Natalia Rigueira Fernandes
Princípios agroecológicos no currículo escolar das ciências da natureza: a construção de uma alfabetização ecológica para a conservação da natureza e uma sociedade sustentável
Danielle Rocha Santos
Orientador(a): Prof.ª Tatiana Pires Barrella
Cultura indígena do Sudeste, memória e sua guarda: os Puri e sua identidade
Dauá José da Silva
Orientador(a): Prof. Fabrício Vassalli Zanelli
Alimentação da Escola Família Agrícola Serra Do Brigadeiro: uso de algumas hortaliças não convencionais
Denise Carla Lourenço
Orientador(a): Prof.ª Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Escola Família Agrícola Puris de Araponga: produção do conhecimento, desafios e perspectivas
Edi Perpétua Duarte Araújo
Orientador(a): Prof.ª Natalia Rigueira Fernandes
Contribuição da horta agroecológica familiar para a comunidade rural do Coqueiro, em Acaiaca-MG
Edmar Gonçalves de Oliveira
Orientador(a): Prof.ªTatiana Pires Barrella
As práticas educativas em um espaço não formal e a agroecologia: um relato de experiência da implantação de uma horta no Centro Educacional Zilda Arns no município de Viçosa, MG.
Edvirges Conceição Rodrigues
Orientador(a): Prof.ª Natalia Rigueira Fernandes
Cultivo de cogumelos comestíveis como proposta de ensino de Ciências da Natureza e da Agroecologia na Escola Família Agrícola Puris
Edynei Miguel Cristino
Orientador(a): Prof.ª Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Lixo urbano: processos de coleta, impactos ambientais e saúde pública em Ouro Verde de Minas
Elciléia Pereira Martins
Orientador(a): Prof. Fernando Conde Veiga
Aprendendo ser quilombola com o batuque
Eliane Vieira da Rocha
Orientador(a): Prof.ª Jaqueline Cardoso Zeferino.
Contribuição socioeconômica e cultural da conquista de terra na comunidade do Novo Horizonte – Araponga, Mg
Eli Perpétuo Duarte Ferreira
Orientador(a): Prof. Fabrício Vassalli Zanelli
Terras degradadas: a convivência com a Aroeira e as alternativas para recuperação do solo no assentamento Primeiro de Junho
Eliseu Gonçalves Pereira
Orientador(a): Prof.ªTatiana Pires Barrella
Homeopatia animal: experiência no controle de carrapatos em gado leiteiro
Élton Luiz Rodrigues Gomes
Orientador(a): Prof.ª Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Interdisciplinaridade na Escola Família Agrícola de Marilândia
Felipe Júnior Maurício Pomuchenq
Orientador(a): Prof.ª Élida Lopes Miranda
O uso do espaço extraclasse para o ensino de Ciências da Natureza: uma intervenção através do estágio supervisionado
Franklin Jesus Pereira
Orientador(a): Prof.ªTatiana Pires Barrella
Um estudo sobre a história e a cultura do Quilombo Carneiro
Geraldo César Coelho Maia
Orientador(a): Prof.ª Jaqueline Cardoso Zeferino
Usina hidroelétrica caseira: uma tecnologia social para o ensino de Física na educaçao do campo
Geraldo Tiago de Oliveira
Orientador(a): Prof. Tommy Flávio Cardoso Warnick Loureiro de Sousa
Educação do campo e relações étnico-raciais: aproximando o diálogo a partir da lei 10639-03
Gisele Santos Soares
Orientador(a): Prof.ª Jaqueline Cardoso Zeferino
Conhecimento popular e plantas medicinais: usos e benefícios
Helena de Souza Santos
Orientador(a): Prof.ª Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Sistematização das histórias dos movimentos sociais iniciais de Araponga
Isac Lopes
Orientador(a): Prof. Fabrício Vassalli Zanelli
Licenciatura em Educação do Campo: desafios e potencialidades das estratégias de ensino-aprendizagem
Ivanete Macedo de Freitas
Orientador(a): Prof.ª Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Plantas medicinais: cultivo orgânico e uso familiar
Ivone do Carmo Jerônimo
Orientador(a): Prof.ª Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Potencialidades e desafios do plano de estudo na Escola Municipal de Educação Rural Camponesa Conjunto Familiar Agostinho Partelli
Janaína Boldt de Oliveira
Orientador(a): Élida Lopes Miranda
Alimentação escolar: desafios da alimentação saudável na Escola Municipal de Caeté- Açu, Bahia
Jucimara Santos Costa
Orientador(a): Prof.ª Fernanda Maria Coutinho de Andrade
A inclusão de uma estudante surda na educação do campo: estratégias de ensino e a LIBRAS como língua espaço-visual
Juliana Pereira
Orientador(a): Prof.ª Cristiane Lopes Rocha de oliveira
As dificuldades e as estratégias das famílias agrícolas na conservação do meio ambiente na Comunidade Quilombola Córrego Carneiro, município de Ouro Verde de Minas
Karina Alves de Sousa
Orientador(a): Prof.ª Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Saberes dos guardiões de sementes de Espera Feliz, Minas Gerais
Karollyny Zanon de Lima
Orientador(a): Prof.ªTatiana Pires Barrella
Resgate das práticas familiares de uso dos microrganismos eficientes
Marciana Ribeiro Gonzaga
Orientador(a): Prof.ª Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Plantas medicinais dos quintais resgate e re-significação das espécies e dos saberes
Maria Aparecida Zanon de Lima
Orientador(a): Prof.ª Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Os desafios da permanência da juventude do campo no assentamento 1º de Junho
Maria Betânia Figueiredo da Silva
Orientador(a): Prof. Fabrício Vassalli Zanelli
Tecnologias sociais presentes na prática pedagógica da EFA Puris de Araponga e transformação social e política na vida dos estudantes
Maria das Graças Miranda da Silva
Orientador(a): Prof. Fabrício Vassalli Zanelli
Estratégia não explícita de fechamento da Escola Municipal Almiro Paraíso, Viçosa – MG
Maria de Fátima dos Santos
Orientador(a): Prof.ª Maria do Carmo Couto Teixeira
Por que não adotar o que é saudável?
Mariana Moreira de Souza
Orientador(a): Prof.ªTatiana Pires Barrella
A pedagogia da alternância na EFA – Puris de Araponga: o papel da tutoria enquanto instrumento pedagógico da formação e transformação do educando
Maria Rosânia Lopes Duarte
Orientador(a): Prof. Fabrício Vassalli Zanelli
Preservação e recuperação de nascentes na comunidade Rio Vermelho, Ouro Verde–MG: um processo de educação social
Maria Sandra Pereira Guimarães Silva
Orientador(a): Prof. Tommy Flávio Cardoso Warnick Loureiro de Sousa
Diálogos e perspectivas da Escola Estadual 1º de Junho
Natalina Pereira da Silva
Orientador(a): Prof.ª Élida Lopes Miranda
Neruza Mariana
Alternâncias educativas no assentamento 1º de Junho: educação do campo, uma construção coletiva
Raquel Aparecida Pereira da Silva
Orientador(a): Prof. Edgard Leite de Oliveira
O plano de estudo na Escola Família Agrícola de Marilândia
Rayane Albani
Orientador(a): Prof.ª Élida Lopes Miranda
Educação socioambiental no municipio de Jequeri – Minas Gerais: intervenções e capacitações para a construção de fossas sépticas evapotranspiradoras e biodigestora nas comunidades Rurais.
Rogemar Dias Ferreira
Orientador(a): Prof. Tommy Flávio Cardoso Warnick Loureiro de Sousa
O mutirão como processo de educação social
Romualdo José de Macedo
Orientador(a): Prof. Tommy Flávio Cardoso Warnick Loureiro de Sousa
Preconceitos sofridos por estudantes advindos do campo e matriculados em escolas urbanas
Rubens Aranda Valente
Orientador(a): Prof. Edgard Leite de Oliveira
Rezadeiras, guardiãs de saberes
Rute Soares Valente
Orientador(a): Prof.ª Fernanda Maria Coutinho de Andrade
Tratamento de esgoto sanitário da comunidade Queixada II, municipio de Ouro Verde – MG
Sanderléia Pereira dos Santos
Orientador(a): Prof. Tommy Flávio Cardoso Warnick Loureiro de Sousa
Capoeira no Quilombo Santa Cruz: legado ancestral e símbolo de resistência
Sheila Aparecida Mendes Almeida
Orientador(a): Prof.ª Jaqueline Cardoso Zeferino
O estágio supervisionado com foco na educação de jovens e adultos e suas contribuições para a formação do educador do campo: um relato de experiência
Thais Murta de Oliveira
Orientador(a): Prof. Natalia Rigueira Fernandes
As implicações sociais e acadêmicas vivenciadas durante a maternidade: desafios vivenciados por mães estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFV
Vanda Leal Lopes
Orientador(a): Prof.ª Natalia Rigueira Fernandes
Percepções sobre agroecologia em espaços formativos
Vanessa Rodrigues Guerra
Orientador(a): Prof.ª Tatiana Pires Barrella
Contexto de formação do Quilombo Santa Cruz e os pilares da educação do campo
Warley Peçanha de Freitas
Orientador(a): Prof.ª Jaqueline Cardoso Zeferino