Ementa das disciplinas

EMENTÁRIO – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

ENA 100 – Letramento Acadêmico 4(3-1)

Linguagem e poder. Oralidade e escrita. Sexismo e racismo linguísticos. Gêneros textuais acadêmicos. Estratégias de leitura, síntese e registro. Comunicação acadêmica. Normalização de trabalhos acadêmicos. Plágio acadêmico.

ENA 102 – LIBRAS: Língua Brasileira de Sinais 3(2-1)

Conceituação e concepções da surdez e dos sujeitos Surdos; Historicidade da Língua de Sinais; Modelos Educacionais na Educação de Surdos; Identidades Surdas e Culturas Surdas; Legislação brasileira; Ensino e aspectos linguísticos da Libras; Educação bilíngue para surdos: os novos desafios das escolas; Formação de professores para atuar na educação de alunos surdos; O papel do tradutor e intérprete de LIBRAS/Língua Portuguesa; Interseccionalidades presentes entre Educação do Campo e a cultura Surda/Libras.

ENA 103 – História da Educação 3(2-1)

História e a produção do conhecimento educacional. Fontes e documentos na história da Educação. História oral, memória e experiência. A constituição da escola como instituição social. A educação cristã. Os registros e fragmentos do conhecimento indígena. A educação da população negra no Brasil. A história das instituições escolares. A história dos movimentos docentes. A escola como instituição da modernidade. Paulo freire, pan-africanismo e a história educacional de influência latino-americana e africana. O pensamento educacional na Reforma de córdoba, na lei de diretrizes e bases e na constituição federal. Reformas neoliberais e paramentos nacionais curriculares. Educação do campo como pensamento e disputa de projeto histórico. Educação para todos.

ENA 104 – Fundamentos das Ciências da Natureza e Agroecologia 4(3-1)

Fundamentos historiográficos e epistemológicos para a pesquisa em História da Ciência. Pesquisa em História da Ciência no Ensino de Ciências. A interdisciplinaridade e a convivência entre as diferentes áreas do saber a luz da História da Ciência. Revoluções agrícolas, agricultura moderna e os modelos convencionais de agricultura e seus reflexos e impactos. Histórico e evolução do pensamento agroecológico. As principais correntes de pensamento agroecológico. Fundamentos e princípios da agroecologia. Epistemologia da Agroecologia. A dimensão socioeconômica, cultural e política da agroecologia. Introdução ao enfoque sistêmico. Agroecologia e a questão de gênero.

ENA 108 – Questão Agrária e Realidade Brasileira 3(2-1)

Sociedade e economia. Reestruturação produtiva, globalização e neoliberalismo. Questão Agrária no Brasil. Sistemas Agroalimentares, Segurança e Soberania Alimentar. Movimentos Sociais, Agroecologia e Educação do Campo na Atualidade Brasileira.

ENA 111 – Ciências da Natureza: A Biologia e suas Tecnologias para a Educação do Campo I 4(3-1)

Conceitos básicos de citologia abordados no Ensino Fundamental e Médio. Conceitos básicos de microbiologia abordados no Ensino Fundamental e Médio. Conceitos básicos de botânica abordados no Ensino Fundamental e Médio. Uso da metodologia situação-problema no ensino de citologia, microbiologia e botânica no Ensino Fundamental e Médio. Elaboração e análise da qualidade de materiais didáticos no ensino da citologia, microbiologia e botânica para no Ensino Fundamental e Médio.

ENA 112 – Ciências da Natureza: O Solo e suas Relações com o Campo 3(2-1)

Sistema Terra. Fatores e processos de formação dos solos. Noções de física, química e biologia dos solos. Água, solos e planta. Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos. Ciclagem de nutrientes e indicadores de qualidade dos solos. Etnopedologia.

ENA 113 – Ciências da Natureza: a Água e suas Relações com o Campo 3(2-1)

Características químicas e físicas da água. A água e a vida na Terra. O ciclo hidrológico. Bacias Hidrográficas. Legislação ambiental. Recuperação de nascentes. Matas ciliares. Técnicas simples de saneamento rural. Indicadores de qualidade de água. Agricultores experimentadores.

ENA 115 – Ciências da Natureza: A Física e suas Tecnologias para a Educação do Campo I 5(4-1)

Mecânica Clássica: Primeira Lei de Newton e os conceitos de massa inercial, movimento e força; Forças tensão e normal; Lei da Gravitação Universal e os conceitos de massa, campo, potencial e força gravitacionais; Terceira Lei de Newton, força peso e interações de pares de força; Movimento Retilíneo Uniforme e os conceitos de deslocamento e velocidade lineares Segunda Lei de Newton e os conceitos de momento linear e impulso; Movimento Retilíneo Uniformemente Variado e o conceito de aceleração linear; Queda livre; Lançamentos vertical e oblíquo; Teorema do Impulso; Lei da Conservação do Momento Linear; Lei da Conservação do Momento Angular e os conceitos de momento angular, momento de inércia, torque e precessão; Movimento Uniforme Circular e os conceitos de força centrípeta, deslocamento e velocidade angulares, frequência e período; Equilíbrios estático e dinâmico; Lei da Conservação da Energia Mecânica e os conceitos de trabalho motor e trabalho resistente, e energias cinética, potencial gravitacional e potencial elástica; Força elástica e a Lei de Hooke; Força de atrito; Teorema do Trabalho-Energia. Mecânica dos Fluidos: Lei de Stevin e os conceitos de pressão e pressão hidrostática; Lei de Arquimedes e a força de empuxo; Lei de Laplace-Young, tensão superficial, capilaridade, escoamentos laminar e turbulento, e vórtice.

ENA 117 – Ciências da Natureza: A Química e suas Tecnologias para a Educação do Campo I 4(3-1)

Conceito de Química; A Química do cotidiano; Moléculas e compostos moleculares; Íons e compostos iônicos; Nomenclatura de compostos inorgânicos; Estequiometria; Os modelos atômicos; Propriedade periódica dos elementos; Ligação Iônica; Ligação covalente; Geometria molecular e teorias de ligação química; Estudo dos gases; A natureza da energia; Energia e transformações da matéria; Conceitos da Termoquímica; Velocidade das reações químicas; Fatores que afetam as velocidades das reações; Reações de oxirredução; Diagnóstico de aplicações da Química no meio local.

ENA 118 – A matemática e suas Tecnologias para a Educação do Campo 3 (2-1)

Raciocínio lógico-matemático expresso nas quatro operações matemáticas básicas; razões na geometria plana; razões na linguagem percentual; potenciação; radiciação; notação científica.

ENA 132 – Teoria da Educação 4(3-1)

Bases filosóficas e históricas que sustentam as teorias da educação. Tendências pedagógicas no Brasil. Bases teóricas da Educação do Campo.

ENA 135 – Educação do Campo e Alternâncias Educativas 4(3-1)

Antecedentes Históricos do Movimento da Educação do Campo. Concepções e Práticas da Educação do Campo. A Educação do Campo na Atualidade. Origens e consolidação da formação por alternância. Alternâncias educativas na educação básica e no ensino superior. Diagnóstico das Alternâncias Educativas

ENA 136 – Trabalho e Educação 3(2-1)

Fundamentos da relação trabalho e educação. O trabalho como determinante da condição humana. O princípio educativo do Trabalho. Pedagogia do Trabalho. A relação entre trabalho e cultura. Educação, trabalho e sua relação com as práticas pedagógicas.

ENA 201 – Sociologia e Educação 3(2-1)

Orientações históricas do pensamento sociológico. Perspectivas atuais da sociologia. Sociologia e Educação do Campo. Organização Social do Campo. Movimentos Sociais do Campo.

ENA 202 – Psicologia e Educação 4(3-1)

Contribuições da Psicologia à Educação. Teorias psicológicas e suas relações com ensino e aprendizagem. Psicologia, sujeito em desenvolvimento e educação especial. Psicologia Social-Comunitária e Educação.

ENA 203 – Antropologia e Educação 3(2-1)

Antropologia, o outro e o nós. Identidades, alteridades, diferenças e desigualdades. O conceito de cultura e a educação. Cultura escolar, cultura da escola e cultura na escola. Diversidade cultural, multiculturalismo e interculturalidade. Saberes, cultura popular, povos e comunidades tradicionais. Introdução à etnoecologia. Pesquisa etnográfica e educação.

ENA 208 – Epistemologias e Metodologias de Extensão 4(3-1)

Epistemologia: paradigma dominante e paradigma emergente. Concepções e abordagens de extensão universitária. Ecologia de Saberes: princípios para a universidade do século XXI. Extensão numa perspectiva emancipatória: as contribuições de Paulo Freire. Metodologias participativas. Instrumentos metodológicos.

ENA 211 – Ciências da Natureza: A Biologia e suas Tecnologias para a Educação do Campo II 4(3-1)

Características gerais, ecológicas e morfologia dos principais filos animais. Diversidade de espécies e classificação. Etnozoologia. Funções vitais do Reino Animal. Coevolução. Origem dos seres humanos e evolução dos seres humanos. Anatomia e Funções fisiológicas do ser humano. Saúde e principais adoecimentos.

ENA 215 – Ciências da Natureza: A Física e suas Tecnologias para a Educação do Campo II 5(4-1)

Ondulatória e Acústica: os conceitos de onda e som e o fenômeno da ressonância; Princípio de Huygens e o conceito de frente de onda; tipos de onda; estrutura das ondas e os conceitos de comprimento de onda, amplitude período e frequência; Equação Geral da Ondulatória, o conceito de velocidade de propagação de onda e o fenômeno da refração; audição humana e as qualidades do som; interferências construtiva e destrutiva; difração; Efeito Doppler-Fizeau; reflexão e os fenômenos de reverberação e eco; cordas sonoras; tubos sonoros. Óptica: Espectro eletromagnético e a velocidade das ondas eletromagnéticas no vácuo; Princípios fundamentais da Óptica, visão humana e os conceitos de luz, cor, emissão, refletância, absorbância, transmitância, transparência, translucidez e opacidade; Leis da reflexão luminosa, tipos de reflexão e a conjugação de imagens por espelhos planos; Lei de Gauss e a conjugação de imagens por espelhos esféricos; Lei de Snell-Descartes, o conceito de índice de refração, os fenômenos da refração luminosa, reflexão total, miragem, dispersão luminosa e dispersão de Rayleigh, e a conjugação de imagens por lentes esféricas; Instrumentos ópticos e defeitos de visão humana; fenômenos ópticos de interferência, difração, Efeito Doppler Fizeau e polarização. Termologia: Terceira Lei da Termodinâmica, escalas termométricas e os conceitos de estado, energia interna, temperatura, zero absoluto; Lei Zero da Termodinâmica, Segunda Lei da Termodinâmica e os conceitos de calor sensível, calor específico, calor latente, capacidade térmica, condutividade térmica, e condução, convecção e irradiação térmicas; Lei da Conservação do Calor; Dilatações térmicas linear, superficial e volumétrica; Estados físicos clássicos, mudanças de fase, gráfico T x t e diagrama P x T e estados físicos modernos; Primeira Lei da Termodinâmica; Leis das transformações gasosas de Boyle Marriotte, Charles e Gay-Lussac.

ENA 216 – Ciências da Natureza: A Física e suas Tecnologias para a Educação do Campo III 5(4-1)

Eletrostática: Processos de eletrização por atrito, contato e indução, o fio-terra, a série triboelétrica e os conceitos de carga, campo e força elétricos; Lei de Coulomb, Lei de Gauss para a Eletricidade, o fenômeno do raio e os conceitos de átomo de Bohr, gaiola de Faraday, rigidez dielétrica, poder das pontas, raio atômico, momento de spin, e campo e força magnéticos. Eletrodinâmica: Primeira Lei de Ohm, Efeito Joule e os conceitos de tensão, corrente, resistência, condutibilidade, resistividade, condutor, isolante, semicondutor e supercondutor elétricos; instrumentos de medida amperímetro, voltímetro e ohmímetro; Segunda Lei de Ohm; Circuitos R e suas associações em série, em paralelo e mista; Circuitos RC, suas associações em série, em paralelo e mista, e o conceito de capacitância elétrica; Associação de geradores em série e paralelo, e as pilhas recarregáveis e baterias. Eletromagnetismo: Lei de Gauss para o magnetismo e os conceitos de campo e força magnéticos, diamagnetismo, paramagnetismo e ferromagnetismo; Circuitos RL e RLC, Lei de Ampère, Lei de Faraday-Lenz, regras da mão direita e esquerda e os conceitos de indutância magnética e força de Lorentz. Teorias da Relatividade: Teoria da Relatividade Restrita, Teoria da Relatividade Geral e os conceitos de espaço tempo, dilatação temporal e contração espacial. Mecânica quântica: Equação de Planck-Einstein e os conceitos de fóton, quantum e frequência de radiação; efeito fotoelétrico; complementaridade e dualidade onda-partícula; Princípio da Incerteza e a interpretação de Copenhague da Mecânica Quântica; Lei de Wien, Princípio da Equivalência Massa-Energia, os conceitos de radioatividade e espectro atômico, e os fenômenos da fissão nuclear e fusão nuclear.

ENA 217 – Ciências da Natureza: A Química e suas Tecnologias para a Educação do Campo II 4(3-1)

Soluções aquosas; concentração de soluções; diluição de soluções; solubilidade; titulação; conceito de equilíbrio; aplicações de constantes de equilíbrio; a escala de pH; deslocamento dos equilíbrios químicos; as reações de ácido-base; tampão; células voltaicas; Fem de pilhas; eletrólise; radioatividade; química ambiental; diagnóstico de aplicações da Química no meio local.

ENA 218 – Ciências da Natureza: Sociobioagrobiodiversidade 3(2-1)

Conceitos de Biodiversidade, Agrobiodiversidade e Socioagrobiodiversidade. Memória Biocultural, conhecimento local e sua importância para a agrobiodiversidade. Relação entre gênero e agrobiodiversidade. Centros de Origem das espécies. Domesticação de espécies. Erosão genética e perda da agrobiodiversidade. Sistemas agroecológicos e agrobiodiversidade. Agrobiodiversidade, Segurança e Soberania Alimentar. Agrobiodiversidade, Auto-regulação, Saúde e Serviços Ambientais. Ecologia e Manejo da agrobiodiversidade. Agrobiodiversidade e conservação. Legislação, política e direitos dos agricultores e povos tradicionais. Agrobiodiversidade no ensino de Ciências da Natureza na Educação do Campo.

ENA 235 – Metodologia do Ensino de Ciências da Natureza I 5(2-3)

Especificidades e demandas do ensino de Ciências da Natureza na Educação do Campo. Metodologias de Ensino de Ciências da Natureza para a Educação do Campo. Propostas metodológicas para aulas de Ciências da Natureza. Desafios do ensino das Ciências da Natureza na Educação do Campo.

ENA 236 – Metodologia do Ensino de Ciências da Natureza II 5(2-3)

Materiais didáticos para o ensino de Ciências da Natureza. Projetos interdisciplinares em ambientes formais. Sequências didáticas para o ensino de Ciências da Natureza na Educação do Campo. Modelagem para o Ensino de Ciências da Natureza.

ENA 233 – Práticas de Ensino em Agroecologia 4(2-2)

Princípios e diretrizes da Educação em Agroecologia; Práticas de Ensino em Agroecologia; Territórios Educativos e Educação em Agroecologia.

ENA 234 – Práticas Sociais e Organização de Processos Educativos 4(3-1)

Organização do sistema educacional brasileiro. Função social da escola. Organização de processos educativos nos anos finais do ensino fundamental e médio na perspectiva da Educação do Campo.

ENA 240 – Didática e Educação do Campo 4(3-1)

Didática como campo de produção do conhecimento. Formação do educador/a contemporâneo. Didática da Educação do Campo. Organização do trabalho pedagógico. Processo de ensino e aprendizagem nas Ciências da Natureza

ENA 244 – Pesquisa em Educação 4(3-1)

Características e especificidades da pesquisa em educação. Referenciais teórico-metodológicos para a pesquisa na perspectiva da Educação do Campo. Pesquisa no contexto escolar.

ENA 246 – Educação e Relações Raciais 3(2-1)

Colonialismo e a invenção do conceito de raça. Teorias raciais e a formação da sociedade brasileira. Conceituando diferentes tipos de racismo. Epistemicídio e sexismo como operadores do racismo. Movimentos Negros, Indígenas e o direito à educação. Racismo e desigualdades na escolarização da população negra e indígena. Políticas educacionais de ação afirmativa: diferença, igualdade e equidade. Marco legal da educação das relações étnico-raciais. Experiências educativas dos Movimentos Negros e Indígenas. Experiências antirracistas na escola.

ENA 248 – Espaços Educativos na Educação do Campo 4(2-2)

Reconhecimento de espaços educativos não escolares. Temas, concepções e epistemologias. Educação Popular e Educação Intercultural. Práticas educativas, recursos e estratégias didáticas. Vivências em espaços educativos não escolares. Contribuições dos espaços educativos não escolares na formação de professores e na educação básica.

ENA 307 – Ecologia Política e Territórios 3(2-1)

Ecologia Política, Desenvolvimento e Sustentabilidade do Sistema Terra. Experiências Contra-hegemônicas. Reflexões em torno da categoria território. Panorama atual da ruralidade brasileira. O papel da educação: territórios e autonomia.

ENA 311 – Ciências da Natureza: A Biologia e suas Tecnologias para a Educação do Campo III 4(3-1)

Conceitos Fundamentais de Genética. Biodiversidade e Ecologia. Ecossistemas, Biomas e Povos do campo, das águas e das florestas. Interações humanas e desequilíbrios ambientais e impactos na biodiversidade. Conservação e recuperação de recursos da biodiversidade. Desenvolvimento sustentável. Projeto de Estudo Temático

ENA 317 – Ciências da Natureza: A Química e suas Tecnologias para a Educação do Campo 4(3-1)

As características gerais das moléculas orgânicas; Os grupos funcionais: suas propriedades, características e reações; Isomeria dos compostos orgânicos; Conceitos gerais sobre a Química dos alimentos; Energias renováveis e não renováveis; Diagnóstico de aplicações da Química no meio local.

ENA 320 – Agroecologia e Tecnologias Sociais I 4(3-1)

História da agricultura, tecnologias ancestrais, revolução verde, tecnologias alternativas, tecnologias sociais. Ciência, Técnica, Tecnologia e Tecnologia Social. Tecnologias Sociais da Agroecologia. Tecnologias sociais como metodologia de ensino aprendizagem das Ciências da Natureza: Tema Gerador, Contextualização e Aprendizagem Significativa. Tecnologias Sociais da Agroecologia, interdisciplinaridade e o aprendizado significativo das Ciências da Natureza na Educação do Campo. Produção de material didático para escolas do campo.

ENA 321 – Agroecologia e Tecnologias Sociais II 4(3-1)

Situações problemas e Tecnologias Sociais do campo. Tecnologias Sociais nas escolas do campo. Tecnologias Sociais e ensino de conceitos de Biologia, Química e Física. Tecnologias Sociais e elaboração de aulas em escolas do campo.

ENA 341 – Elaboração e Desenvolvimento de Projetos 4(3-1)

Introdução a projetos: o que são projetos; tipos e modalidades de projetos: acadêmicos (ensino, pesquisa e extensão); comunitários; escolares e de organizações sociais. Criação Participativa e Colaborativa de Projetos na Educação do Campo: contexto e motivação para criação de projetos; fases de projetos: sonhar, planejar, realizar e celebrar (motivação, diagnóstico, planejamento, experimentação, monitoramento, sistematização, avaliação); processos e instrumentos para criação e gestão participativa e colaborativa de projetos. Metodologias participativas na Agroecologia e Educação do Campo e sua aplicação em projetos: campesino a campesino; intercâmbios; instalações artístico-pedagógicas; círculo de cultura. Diagnóstico das orientações teórico-metodológicas de projetos.

ENA 342 – Trabalho de Conclusão de Curso I 3(2-1)

Compreender a estrutura de um projeto de TCC. Aprofundar a compreensão acerca das normas da ABNT e da escrita acadêmica. Aprofundar a compreensão sobre a ética na pesquisa. Elaborar um pré-projeto de TCC. Elaborar seminário de apresentação de projeto de TCC.

ENA 343 – Trabalho de Conclusão de Curso II 3(1-2)

Elaboração e desenvolvimento do projeto de TCC. Mapeamento do referencial teórico-metodológico. Produção e interpretação dos dados

ENA 350 – Gênero, Sexualidade e Educação 3(2-1)

Corpo, gênero e sexualidade como construção histórica, social, cultural, política e discursiva. Sexo biológico, papéis sexuais, identidade de gênero, orientação sexual. Cis-heteronormatividade: modelo binário versus pluralidade das identidades de gênero e de orientação sexual. Relações sociais de gênero e inferiorização dos corpos feminilizados. Mitos e tabus acerca da sexualidade. Diversidade de gênero e especificidades e direitos de estudantes transgêneros no cotidiano escolar.

ENA 353 – Atividades de Extensão 9(0-9)

Processos formativos que articulam ensino, pesquisa e extensão, em uma perspectiva transformadora da universidade e da sociedade. Conhecimentos e vivências de âmbito acadêmico, científico e cultural desenvolvidos dentro e fora do ambiente escolar.

ENA 401 – Ambiente de Socialização Interdisciplinar I 1(1-0)

Processos para a construção de comunidades de aprendizagem: embarque, avaliação e desembarque dos tempos universidade. Instrumentos da Alternância: Projeto de Estudo Temático e colocação em comum.

ENA 402 – Ambiente de Socialização Interdisciplinar II 1(1-0)

Processos para a construção de comunidades de aprendizagem: embarque, avaliação e desembarque dos tempos universidade. Instrumentos da Alternância: Projeto de Estudo Temático e colocação em comum.

ENA 403 – Ambiente de Socialização Interdisciplinar III 1(1-0)

Processos para a construção de comunidades de aprendizagem: embarque, avaliação e desembarque dos tempos universidade. Instrumentos da Alternância: Projeto de Estudo Temático e colocação em comum.

ENA 404 – Ambiente de Socialização Interdisciplinar IV 1(1-0)

Processos para a construção de comunidades de aprendizagem: embarque, avaliação e desembarque dos tempos universidade. Instrumentos da Alternância: Projeto de Estudo Temático e colocação em comum.

ENA 405 – Ambiente de Socialização Interdisciplinar V 1(1-0)

Processos para a construção de comunidades de aprendizagem: embarque, avaliação e desembarque dos tempos universidade. Instrumentos da Alternância: Projeto de Estudo Temático e colocação em comum.

ENA 406 – Ambiente de Socialização Interdisciplinar VI 1(1-0)

Processos para a construção de comunidades de aprendizagem: embarque, avaliação e desembarque dos tempos universidade. Instrumentos da Alternância: Projeto de Estudo Temático e colocação em comum.

ENA 407 – Ambiente de Socialização Interdisciplinar VII 1(1-0)

Processos para a construção de comunidades de aprendizagem: embarque, avaliação e desembarque dos tempos universidade. Instrumentos da Alternância: Projeto de Estudo Temático e colocação em comum.

ENA 408 – Ambiente de Socialização Interdisciplinar VIII 1(1-0)

Processos para a construção de comunidades de aprendizagem: embarque, avaliação e desembarque dos tempos universidade. Instrumentos da Alternância: Projeto de Estudo Temático e colocação em comum.

ENA 432 – Seminário de Conclusão de Curso 3(1-2)

Bases filosóficas e históricas que sustentam as teorias da educação. Tendências pedagógicas no Brasil. Bases teóricas da Educação do Campo.

ENA 440 – Estágio Supervisionado I 7(4-3)

Cultura e cotidiano escolar. Sujeitos, saberes, espaços e tempos educativos. Identidade dos sujeitos da escola e do campo. Diagnóstico.

ENA 441 – Estágio Supervisionado II 10(3-7)

Estágio Supervisionado na formação do(a) Educador(a) do Campo e o Ensino de Ciências. Planejamento e observação de atividades pedagógicas no ensino de Ciências na Educação do Campo. Prática educativa em ensino de Ciências na Educação do Campo nos anos finais do Ensino Fundamental.

ENA 445 – Estágio Supervisionado III 10 (3-7)

Educação do Campo e trabalho docente no Ensino Médio. Planejamento e regência de física, química e biologia para o Ensino Médio e EJA Médio com enfoque na agroecologia. Questões contemporâneas da Educação Brasileira. Sistematização, socialização e reflexão da experiência de estágio

EMENTÁRIO – DISCIPLINAS OPTATIVAS

ENA 416 – Teatro do Oprimido e Educação 3(2-1)

Origem e desenvolvimento do Teatro do Oprimido de Augusto Boal e suas modalidades estéticas: A prática do Teatro do Oprimido/Teatro-Fórum: Relações entre Teatro do Oprimido e Educação: Teatro do Oprimido na Educação do Campo.

ENA 417 – Estado e Políticas Públicas 3 (2-1)

Conceitos de Estado, Sociedade Civil e sua Relação Com as Políticas Públicas. Ciclo de Política Pública. Políticas Públicas, Participação Social e Democracia. Diagnóstico das Políticas Públicas que incidem nos territórios dos sujeitos do campo e da cidade.

ENA 418 – Juventudes do Campo e Agroecologia 3 (2-1)

Juventude: concepções e abordagens. Juventude Rural / Juventudes do Campo. Situação juvenil e processos de socialização no campo na atualidade. Juventudes do campo e agroecologia: construção de identidades e projetos de vida. Condição juvenil e representação social.

ENA 419 – Feminismo Negro, Indígena, Camponês e Decolonial 3 (2-1)

Feminismo Negro e especificidades de mulheres não brancas; Interseccionalidade; Movimentos de Mulheres Indígenas na América e o Feminismo indígena; Movimento de Mulheres Camponesas e Feminismo Camponês no Brasil: Feminismo Decolonial.

ENA 423 – Encontro de Saberes e Práticas Educativas 3 (2-1)

Educação como prática da liberdade. Comunidades de aprendizagem. Saberes, experiências, práticas e territórios. Cultura e manifestações populares. Educação intercultural. Educação popular e bem viver: repensando e construindo caminhos para reprodução da vida. Universidade Popular.

ENA 424 – Agroecologia, Saúde e Educação Popular 3(2-1)

Cosmovisões epistemologias sobre saúde. Território, os processos de presença e ausência de saúde e as práticas de auto condução da saúde. Educação Popular em Saúde. Protocolos bioculturais. Políticas Públicas em Saúde Popular. Saúde dos organismos vivos. Saúde do ambiente. Educação Popular em Agroecologia e Saúde nas escolas do campo.

ENA 425 – Mística e Educação do Campo 3(2-1)

Mística e seus fundamentos; Mística nos movimentos sociais do campo; Mística na Educação do Campo; Práticas estético-sensoriais refletidas nas místicas; Organização de místicas.

ENA 426 – Pedagogias Decoloniais 3(2-1)

Origens do pensamento decolonial. O Conceito e o Movimento Decolonial. Correlações entre Educação e Decolonialidade. Práticas educativas e pedagogias Decoloniais.

ENA 427 – Homeopatia e Agroecologia 3(2-1)

Histórico e Princípios. Visão Sistêmica. Autorregulação. Preparados homeopáticos. Homeopatia na agricultura, no cuidado dos organismos vivos e ambientes. Homeopatia e alimentos saudáveis. Homeopatia na Educação do Campo.

ENA 428 – Plantas Medicinais e Práticas Educativas 3(2-1)

Plantas medicinais: histórico, identificação, educação contextualizada e territorializada. Metabolismo secundário e práticas de ensino. Cultivo agroecológico e contribuições nas escolas. Conhecimento tradicional e uso popular das plantas medicinais: diversidade biocultural nas escolas Legislações e Políticas Públicas. Plantas medicinais e contribuições no ensino das Ciências da Natureza e da Agroecologia.

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