Ementa das Disciplinas
ENA 100 – História e Memória da Linguagem 4(3-1)
História e Memória. Memória e linguagem. História da linguagem. Diagnóstico de memórias e de linguagens sociais.
ENA 101 – Comunicação Rural e Linguagem 3(2-1)
Estudo da linguagem e da comunicação a partir dos processos organizativos sociais. Diagnóstico da linguagem e da comunicação rural.
ENA 102 – Educação Inclusivae Libras 4(3-1)
Educação de surdos e seus aspectos históricos e institucionais. Políticas atuais na legalização das LIBRAS e educação de surdos. LIBRAS na educação básica. Diagnóstico da educação inclusiva.
ENA 105 – Educação do Campo 4(3-1)
Antecedentes históricos do movimento da educação do campo. Concepções e práticas da educação do campo. A educação do campo na atualidade. Diagnóstico da educação do campo e popular. Movimento popular como escola de educação. Educação popular como modelo teórico e como prática social.
ENA 106 – Mundo do Trabalho e o Campo 3(2-1)
A Teoria clássica do trabalho. Capitalismo e o mercado. O Brasil no cenário da divisão internacional do trabalho. Diagnóstico regional e processos de trabalho.
ENA 107 – Territórios e Educação do Campo 3(2-1)
Panorama atual da ruralidade brasileira. Reflexões em torno da categoria território. O papel da educação: territórios e autonomia. Territórios e educações: Minas Gerais e Zona da Mata. Diagnóstico das redes e conflitos que compõem os territórios da educação do campo.
ENA 108 – Realidade Brasileira, Latino-americana e Internacional 4(3-1)
Sociedade e economia. Restruturação produtiva, globalização e neoliberalismo. Mundialização do capital. Diagnóstico das relações locais e transnacionais.
ENA 111 – Ciências da Natureza: A Biologia e suas Tecnologias para a Educação do Campo I 4(3-1)
Conceitos básicos de citologia abordados no ensino de 1º e 2º graus. Conceitos básicos de microbiologia abordados nos ensinos Médio e Fundamental. Conceitos básicos de botânica abordados nos ensinos Médio e Fundamental. Uso da metodologia situação-problema no ensino de citologia, microbiologia e botânica nos ensinos Médio e Fundamental. Elaboração e análise da qualidade de materiais didáticos no ensino da citologia, microbiologia e botânica para os ensinos Médio e Fundamental. Diagnóstico de aplicações da Biologia no meio local.
ENA 112 – Ciências da Natureza: O Solo e suas Relações com o Campo 4(3-1)
Fatores e processos de formação dos solos. Noções de física, química e biologia dos solos. Água, solos e planta. Noções do sistema brasileiro de classificação dos solos. Ciclagem de nutrientes e indicadores de qualidade dos solos. Etnopedologia. Diagnóstico de aplicações das ciências dos solos no meio local.
ENA 113 – Ciências da Natureza: A Água e suas Relações com o Campo 4(3-1)
Bacias hidrográficas. Recuperação de nascentes. Matas ciliares. Técnicas simples de saneamento rural. Técnicas simples de irrigação. Captação de águas de chuvas. Indicadores de qualidade de água. Vazões ecológicas. Agricultores experimentadores. Diagnóstico dos recursos hídricos e dos usos da água nas comunidades rurais.
ENA 115 – Ciências da Natureza: A Física e suas Tecnologias para a Educação do Campo I 4(3-1)
Cinemática. Dinâmica. Energia. Oscilações. Hidrostática. Diagnóstico das aplicações físicas locais.
ENA 117 – Ciências da Natureza: A Química e suas Tecnologias para a Educação do Campo I 4(3-1)
Estrutura atômica; tabela periódica; interações químicas; estados físicos da matéria; estado dispersos da matéria; reações químicas: aspectos qualitativos e quantitativos. Diagnóstico de aplicações da química no meio local.
ENA 118 – Ciências da Natureza: A Matemática e suas Tecnologias para a Educação do Campo 4(3-1)
Conjuntos numéricos. Tópicos em álgebras. Funções elementares. Trigonometria e funções trigonométricas. Tópicos em geometria plana e espacial. Diagnóstico das aplicações matemáticas locais.
ENA 130 – Práticas Educativas I: Pedagogia do Trabalho 5(3-2)
Fundamentos da relação trabalho e educação. O princípio educativo do trabalho. Paradigmas de organização do processo de trabalho docente. Trabalho e agroecologia. Cooperativismo e autogestão. Visita técnica. Diagnóstico do trabalho na comunidade.
ENA 131 – Práticas Educativas II: Alternâncias Educativas 5(3-2)
Antecedentes históricos dos centros familiares de formação por alternância no Brasil. Princípios e prática pedagógica dos CEFFAs. A expansão da alternância na educação do campo. Diagnóstico das alternâncias educativas.
ENA 132 – Práticas Educativas III: Organização dos Processos Educativos 5(3-2)
Panorama da organização do sistema de ensino brasileiro. Políticas e princípios administrativos da estrutura e do funcionamento de ensino no Brasil para as escolas do campo. A especificidade da educação do (e no) campo. Diagnóstico do sistema educativo e políticas da educação do campo.
ENA 201 – Sociologia e Educação do Campo 4(3-1)
Orientações históricas do pensamento sociológico. Perspectivas atuais da sociologia. Sociologia e antropologia. Organização social do campo. Movimentos sociais do campo. Diagnóstico sociológico da realidade.
ENA 202 – Psicologia Social e Comunitária 4(3-1)
Breve histórico da psicologia. Psicologia social comunitária. A psicologia nas relações interpessoais. O funcionamento grupal. A subjetividade e sociedade. Psicologia inclusiva. Diagnóstico de temas contemporâneos, tais como: juventude, violência, família, gênero, cultura e relações étnico-raciais.
ENA 203 – Antropologia Cultural 3(2-1)
Representações sobre o corpo ao longo da história. As manifestações da cultura corporal do e no campo. As manifestações da cultura popular e da cultura corporal. Diagnóstico das culturas corporais locais
ENA 204 – Filosofia, Ciência e Sociedade 4(3-1)
Introdução ao pensamento filosófico. Educação em Sócrates, em Paulo Freire e em Gramsci. A educação campo cidade. As relações entre seres humanos, a natureza e o mundo. A educação problematizadora. Tendências pedagógicas na prática escolar. O projeto da escola cidadã. Filosofias da educação do campo no Brasil. Diagnóstico da abordagens filosóficas educacionais.
ENA 205 – Políticas Públicas para o Meio Rural 6(4-2)
Políticas publicas para agricultura familiar. Política Nacional de Agroecologia. Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Políticas nacionais de acesso ao crédito. Política Nacional de Alimentação Escolar. Política de Aquisição de Alimentos. Política de Assentamentos Rurais. As experiências de reforma agrária na Zona da Mata. Diagnóstico das Políticas Públicas de Agricultura Familiar.
ENA 206 – Organização Econômica e Acesso a Mercados 4(3-1)
Dimensão econômica. Formas de organização e relação com os mercados na agricultura familiar camponesa. Relações das organizações da agricultura familiar camponesa com o mercado. Pluralidade da economia camponesa. Economia solidária. Visita técnica. Diagnóstico das organizações econômicas e acesso a mercados.
ENA 207 – Ecologia Política 3(2-1)
Ecologia política e desenvolvimento. Sociedade política, sociedade civil, poder instituinte e sustentabilidade. Diagnóstico da ecologia política.
ENA 208 – Ecologia dos Saberes e Epistemologia da Educação do Campo 3(2-1)
Epistemologia: paradigma dominante e paradigma emergente. Ciência, tecnologia e sustentabilidade. Ecologia de saberes: princípios para a universidade do século XXI. Metodologias participativas. Instrumentos metodológicos. Diagnóstico da ecologia de saberes e epistemologia da educação do campo.
ENA 211 – Ciências da Natureza: A Biologia e suas Tecnologias para a Educação do Campo II 4(3-1)
Impactos biológicos das mudanças climáticas. A abordagem de ecossistema na conservação de recursos biológicos. Recuperação de ecossistemas degradados e de populações ameaçadas. Desenvolvimento sustentável. Diagnóstico das aplicações biológicas locais.
ENA 215 – Ciências da Natureza: A Física e suas Tecnologias para a Educação do Campo II 4(3-1)
Ondas e óptica. Fluidos e termodinâmica. Eletrostática. Diagnóstico de aplicações da física no meio local.
ENA 216 – Ciências da Natureza: A Física e suas Tecnologias para a Educação do Campo III 4(3-1)
Corrente elétrica. Magnetismo. Circuítos de corrente contínua e corrente alternada. Diagnóstico das aplicações da eletricidade no local.
ENA 217 – Ciências da Natureza: A Química e suas Tecnologias para a Educação do Campo II 4(3-1)
Substâncias e materiais. Fundamentos de estrutura atômica e ligação química. Gases ideais. Massas atômicas e moleculares e o conceito fundamental do mol. Reações químicas e cálculo estequiométrico. Funções da química inorgânica e nomenclatura. Estudo das soluções. Termodinâmica química. Eletroquímica. Diagnóstico de aplicações da química no meio local.
ENA 218 – Ciências da Natureza: Agrobiodiversidade e Recursos Genéticos 4(3-1)
Evolução, domesticação e centros de origem de espécies agrícolas e história da agricultura. Coleta, manutenção e multiplicação de germoplasma de vegetais e animais. Bancos de germoplasma e intercâmbio de material genético. Variabilidade genética e sua importância para a agroecologia. Prevenção e mitigação dos impactos sobre a biodiversidade. Patentes, proteção de cultivares e bioética. Os transgênicos. Patentes, proteção de cultivares e bioética. Os transgênicos. Acesso aos recursos genéticos e aos conhecimentos tradicionais da biodiversidade e repartição dos benefícios. Projeto de resgate de espécies em áreas com biodiversidade ameaçada. Diagnóstico da agrobiodiversidade e recursos genéticos.
ENA 230 – Práticas Educativas LV: Ciências, Tecnologias e Sociedade 5(3-2)
História da ciência e da técnica. Abordagem sociotécnica. A relação ciência, tecnologia e sociedade. Ciência, tecnologia e educação. Visita técnica. Diagnóstico das práticas educativas.
ENA 231 – Prática em Ensino de Ciências da Natureza I4(1-3)
Aulas práticas e experimentos em citologia, zoologia, botânica e química. Análise de planos de aula de experimentos nessas áreas de conhecimento; Noções práticas de custos e acessibilidade da aquisição e montagem de práticas com ou sem um laboratório em citologia, zoologia, botânica e química; Uso de vídeos disponíveis na internet como material didático em aulas práticas e experimentos. Treinamento em didática de aulas práticas: Exercícios de exemplos de aulas práticas em citologia, zoologia, botânica e química.
ENA 232 – Prática em Ensino de Ciências da Natureza II 4(1-3)
Aulas práticas em laboratório e experimentos em ecologia. Aulas práticas em laboratório e experimentos em zoologia. Aulas práticas e experimentos em genética. Aulas práticas e experimentos em física.
ENA 233 – Práticas de ensino em Agroecologia 4(0-4)
Objetivos, princípios e metodologia de uma excursão agroecológica. Conceitos e dados agroecológicos, ambientais, sociais e econômicos a serem utilizados em uma excursão. Recursos e instrumentos de pesquisa para uma excursão em agroecologia. Pesquisa e escolha participativa de locais para excursões ecológicas. Primeira excursão ecológica.
ENA 240 – Didática da Educação do Campo 4(3-1)
Conceituação da didática na educação do campo. A didática na formação do educador/a da educação do campo. Concepções pedagógicas progressistas e suas repercussões na didática da educação do campo. Orientações epistemológicas de métodos e técnicas de ensino. Organização do trabalho pedagógico e a educação do campo. Diagnóstico das orientações didáticas e dos processos educativos do campo.
ENA 241 – Metodologias de Aprendizagens das Ciências da Natureza 3(2-1)
O ensino de ciências da natureza. As ciências da natureza e o cotidiano. Agroecologia e ciências da natureza. Diagnóstico das Metodologias de aprendizagens das ciências da natureza.
ENA 245 – Orientações da Pesquisa Ação 3(2-1)
Introdução à pesquisa científica. O que é método científico? Pressupostos e concepções. Críticas ao método científico. Pesquisa em educação: características e especificidades. Como construir um projeto de pesquisa. Pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Técnicas de leitura e análise de texto. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Levantamento de dados: amostragem. Levantamento de dados: observação e entrevista. Análise de dados. Relatório de projetos. Referências bibliográficas. Diagnóstico da Pesquisa Ação.
ENA 320 – Ciências e Tecnologias Alternativas I 4(3-1)
O ajuste social da ciência e da tecnologia: tratamento de resíduos. Reciclagem. Energias alternativas. Estudos sobre ciências e tecnologias alternativas.
ENA 321 – Ciências e Tecnologias Alternativas II 4(3-1)
O ajuste social da ciência e da tecnologia: Processos industriais de alimentos. Tópicos cieníficos e tecnológicos para saneamento. Energias alternativas. Estudos sobre ciência e tecnologia alternativas.
ENA 341 – Orientações Teórico Metodológicas de Projetos I 4(3-1)
Metodologia: concepções teóricas de projeto de ensino, pesquisa e extensão. Metodologia campesino a campesino. Excursão pedagógica e viagem de estudo. Metodologias participativas; intercâmbios; instalações pedagógicas; Círculo de cultura. Instrumentos metodológicos: diagnóstico; planejamento; experimentação; sistematização; Monitoramento; avaliação. Diagnóstico das orientações Teórico-metodológicas de projetos.
ENA 342 – Orientações Teórico Metodológicas de Projetos II 4(3-1)
Abordagens e concepções teóricas de projetos de ensino, pesquisa e extensão em Ciências da Natureza e agroecologia. Orientações Teórico-Metodológicas de Projetos.
ENA 343 – Orientações de TCC 4(3-1)
Construção do Problema de pesquisa. Pesquisa em Educação do campo e agroecologia. Seminários de socialização. Acompanhamento de atividades de pesquisa e redação.
ENA 349 – Atividades Complementares 14(0-14)
Conhecimentos e vivências de âmbito acadêmico, científico e cultural desenvolvidos dentro e fora do ambiente escolar.
ENA 430 – Seminário de Sistematização I 5(4-1)
Sistematização de todos os registros de atividades desenvolvidas nos Círculos de Cultura/Colocação em comum a partir da metodologia do Círculo de Cultura. Circulo de cultura e instalações pedagógicas.
ENA 431 – Seminário de Sistematização II 4(3-1)
Apresentação dos problemas de pesquisa. Sistematização de todos os registros de atividades desenvolvidas nos círculos de cultura/colocação em comum a partir da metodologia do círculo de cultura.
ENA 432 – Seminário de Apresentação de TCC 4(4-0)
Apresentação pública dos resultados das pesquisas.
ENA 440 – Estágio Supervisionado I 10(3-7)
Cultura e cotidiano escolar e não-escolar. Sujeitos, saberes, espaços e tempos educativos. Identidade dos sujeitos da escola e do campo. Diagnóstico.
ENA 441 – Estágio Supervisionado II 10(3-7)
Observação e planejamento de atividades pedagógicas. Interação com projetos culturais territoriais. Cotidiano escolar e da vida comunitária. Prática educativa com jovens e adultos. Observação e planejamento de atividades pedagógicas na educação do campo, projetos culturais e de socialização, a partir do cotidiano escolar e da vida comunitária; Prática educativa com jovens e adultos.
ENA 442 – Estágio Supervisionado III 10(3-7)
Planejamento e execução de planos de aula. Projetos pedagógicos em alternâncias educativas. Planos de envolvimento territorial. Execução das atividades pedagógicas na Educação do Campo.
ENA 443 – Estágio Supervisionado IV 10(3-7)
Abordagem do trabalho pedagógico nas séries do ensino médio. Desenvolvimento de técnicas e concepções de ensino, procedimentos pedagógicos inovadores com as dinâmicas interativas e contextualizadas, simulações e trocas de experiências, demonstrações de ações já realizadas no âmbito do ensino nas escolas do campo.