Perfil do Egresso
O Curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza (LICENA) da UFV , pretende formar professores para o exercício de atividades formativas que contemplem o universo escolar e, ao mesmo tempo, que possibilitem pensar a educação para além desse espaço e como instrumento importante na construção de outro projeto de campo e de sociedade.
Pretende-se que os professores sejam capazes de compreender a especificidade e a diversidade da população do campo em seus aspectos social, cultural, político, econômico e ambiental, assim como contribuir com população no processo de sistematização, articulação e potencialização dos seus saberes, a partir do diálogo com o saber acadêmico.
Assim, a Licenciatura em Educação do Campo da UFV forma e habilita professores que estejam aptos para:
1. Atuar como professores das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em escolas do campo;
2. Atuar na gestão de processos educativos escolares ou não, e desenvolver estratégias pedagógicas voltadas para a formação de sujeitos críticos, autônomos, participativos e criativos;
3. Construir e implementar projetos políticos pedagógicos, preferencialmente na lógica da Pedagogia da Alternância, consonantes com a especificidade e a diversidade do campo em seus aspectos social, cultural, político, econômico, de gênero, geração, classe e etnia;
4. Interrogar as Ciências da Natureza, por meio de uma concepção agroecológica, orientada por uma visão transdisciplinar e integradora de experiências populares e dos conhecimentos acadêmicos.
O perfil do público-alvo do curso contempla sujeitos dos diferentes segmentos sociais do campo, tais como professores das escolas do campo, filhos de trabalhadores do campo, educadores populares, assessores de movimentos e organizações do campo, monitores de Escolas Famílias, quilombolas, atingidos por barragem, dentre outros.