Licenciatura em Educação do Campo realiza 1º Acompanhamento de Tempo Comunidade de 2023

Entre os dias 24 e 28 de abril, a Licenciatura em Educação do Campo realizou, com apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), do Departamento de Educação (DPE), da Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (PPO) e da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) da UFV, de Movimentos Sociais e Escolas Famílias Agrícolas – EFAs, o Acompanhamento de Tempo Comunidade (ATC), previsto também para acontecer no segundo semestre de 2023, no mês de setembro.

Dentre as diversas atividades acadêmicas do curso, o ATC tem a intenção de reconhecer as realidades das(os) suas(seus) discentes, na tentativa de integração dos conteúdos curriculares com os seus contextos vividos, que se dá a partir de visitas pedagógicas, intervenções por meio de seminários em Escolas do Campo e Organizações Sociais nos seus territórios de origem, por rotas previamente definidas, no período de dois a três dias.

A Licena recebe alunos de várias regiões do país, mas, atualmente, o maior número de estudantes do curso está localizado na Zona da Mata Mineira, o que favoreceu que neste ano fossem definidas três rotas nesta região, para a realização do ATC: a Rota Vales dos Rios Piranga e Casca, ao norte, onde encontramos o maior número de Escolas Famílias Agrícolas – EFAs, com forte presença das comunidades negras e quilombolas; Rota Serras do Brigadeiro e Caparaó, mais central na Zona da Mata, que é uma região expressiva em experiências agroecológicas e de organização das(os) agricultoras(es); Rota Vales dos Rios Pomba e Muriaé, de menor altitude e de clima mais quentes, onde se destaca a pecuária, a fruticultura e a produção moveleira, e também onde se encontram os Assentamentos de Reforma Agrária vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – Olga Benário, localizado em Visconde do Rio Branco, e Denis Gonçalves, localizado em Goianá-MG.

Essas são regiões da Zona da Mata que, apesar de diversas experiências vinculadas à agroecologia e educação do campo, apresentam grande avanço da monocultura e da mineração, com progressiva degradação dos solos, das águas e da biodiversidade, uma realidade que exige reflexão e questionamentos sobre o atual modelo hegemônico de desenvolvimento presente nesse território. Dessa forma, torna-se relevante discutir quais as prioridades, as possibilidades e a importância do incentivo e valorização de propostas de práticas agroecológicas, da cultura dos seus povos, bem como a sua permanência nesses territórios, com qualidade de vida.

Durante os dias que seguiram o ATC, docentes e estudantes tentaram identificar nas comunidades locais as suas peculiaridades, as suas necessidades e os desafios de se manterem social, política, econômica e culturalmente, conhecendo as boas experiências já desenvolvidas nas escolas e nas associações de agricultoras(es), com destaque para o protagonismo das mulheres.

Foram realizados seminários temáticos nas EFAs, bem como na sede de organizações sociais. Além disso, também foram realizadas excursões pedagógicas, visitas a associações de agricultoras(es), dentre outras atividades favorecedoras do processo formativo das(os) discentes da Licena, futuras(os) Educadoras(es) do Campo, que atuarão nos diferentes espaços educativos (escolas, associações, centros de treinamentos), como agentes transformadoras(es) dos seus territórios. Da mesma forma, o ATC amplia a compreensão do território da Zona da Mata, permitindo a construção de conteúdos programáticos que se vinculam às ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito da Licena.

O primeiro ATC de 2023 foi um sucesso! Riquíssimo de boas vivências, com aproximações importantes da Universidade Federal de Viçosa com os territórios da Zona da Mata Mineira, das suas comunidades, reconhecendo outros espaços e os processos educativos voltados para a educação popular, desmitificando o espaço universitário como principal fonte de conhecimento, mas para além disso, como espaço coletivo da construção de novos saberes a partir, principalmente, da valorização dos saberes tradicionais e populares.

Aguardamos ansiosos por mais ATC no mês de setembro!

Confiram as fotos!