Grupo de pesquisa ECARA comemora 18 anos

Grupo de Pesquisa ECARA comemora 18 anos e tem agora dois novos coordenadores

Professora Lourdes Helena (centro) passa o bastão para professora Élida Miranda e professor Fabrício Vassalli, e juntos celebram as conquistas do movimento de Educação do Campo da UFV.

Entre os dias 27 e 29 de março de 2019, aconteceu o II Encontro do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Alternâncias e Reforma Agráfia – ECARA, em comemoração aos 18 anos do Grupo. Esse encontro teve o intuito de reunir seus integrantes para realização coletiva de um balanço sobre a trajetória da Educação do Campo na UFV, além da avaliar as atividades do Grupo de Pesquisa, suas produções acadêmicas e parcerias institucionais.

O grupo escolheu também seus novos coordenadores: os professores Élida Miranda e Fabrício Vassali, ambos docentes da Licenciatura em Educação do Campo da UFV, substituem a professora Lourdes Helena da Silva na função de organizar e promover as atividades do ECARA nos próximos anos.

No encontro, foram 390 inscritos/as, entre eles estudantes da Licenciatura em Educação do Campo e de outros cursos da UFV, professores do ensino superior e básico, e pesquisadores de Minas Gerais e outros estados.

As diversas pesquisas apresentadas no evento são produto dos trabalhos em rede entre o grupo ECARA e o Observatório da Educação do Campo (financiado pela CAPES/INEP e executado em parceria UFV/UEMG/UFSJ entre os anos de 2010-2015).

Ao final do encontro, foi construída uma agenda coletiva de pesquisas e de extensão no âmbito da Educação do Campo e Agroecologia.  Houve também muita cantoria, ao som do artista popular Farinhada e o coro que contagia!

No final do evento, público se emociona ao som do artista popular Farinhada.