Curso de Licenciatura em Educação do Campo recebe conceito 5 do MEC

O curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza (LICENA) foi avaliado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com o conceito máximo, equivalente a nota cinco. O trabalho da comissão de avaliação nomeada pelo MEC foi realizado nos dias 08 e 09 de abril e incluiu reuniões com a administração superior, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Comissão Coordenadora, o Corpo Docente, o Corpo Discente e Egressos. A comissão analisou ainda toda a documentação do curso e visitou as instalações físicas do campus como salas de aula, biblioteca, museus, laboratórios e gabinetes de docentes.

Essa foi a primeira avaliação pela qual o curso passou desde que foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) em outubro de 2013. Alcançar a nota máxima na avaliação de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) é motivo de orgulho para a universidade que, em diálogo com os movimentos sociais, assumiu o compromisso com a política de formação de educadores representada pela Licenciatura em Educação do Campo. Para os docentes, discentes e parceiros da LICENA, “o momento é de celebração e de afirmação do compromisso com a educação e a escola pública”.

O curso de Graduação de Licenciatura em Educação do Campo, ofertado na modalidade presencial, tem como objetivo formar professores habilitados em Ciências da Natureza para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na gestão de processos educativos comunitários. A Formação por Alternância é um dos componentes constitutivos centrais de sua proposta educativa, o que permite o vínculo com os territórios dos educandos e garante a possibilidade de exercer suas atividades profissionais nas suas escolas ou comunidades, concomitantemente à formação acadêmica. Atualmente, a LICENA possui quatro turmas em formação, totalizando 259 estudantes matriculados e 121 egressos das turmas de 2014 e 2015.

Av. Peter Henry Rolfs, s/n

Campus Universitário, Viçosa MG, CEP: 36570-900

Departamento de Educação 3º andar Sala 315
Contatos