Círculo de Cultura: Debatendo a Pedagogia do Oprimido (caps. 1 e 2)

No dia 05 de junho, de forma remota, foi realizado o Círculo de Cultura: Debatendo a Pedagogia do Oprimido (caps. 1 e 2), como atividade de Tempo Comunidade da disciplina ENA 234 – Práticas Sociais e Organização de Processos Educativos coordenada pela Professora Sara Ferreira de Almeida. Para este momento, foram convidados(as) a professora Fabiana Rodrigues (PPGE/USF), o professor Márcio Gomes (Licena/UFV), o professor Emerson Gonçalves (Licena/UFV) e a mestranda Daiane Barcelos (PPGE/UFV) que apresentaram e debateram os capítulos propostos.
O Círculo de Cultura, método criado por Paulo Freire e utilizado nos momentos de formação da Educação Popular, tem como objetivo proporcionar a construção do conhecimento coletivamente, sendo todos(as) ensinantes e aprendentes. É um espaço em que, dialogicamente, cada um(a) tem a oportunidade de dizer sua palavra, aguçando a criticidade dos(as) demais. O saber não é transmitido ao(a) próximo(a), ele é compartilhado, promovendo, desta forma, intercâmbios de conhecimentos.
O Círculo de Cultura: Debatendo a Pedagogia do Oprimido consistiu em uma atividade aberta aos(as) educandos(as) da disciplina e demais educandos(as) da Licena que demonstraram interesse em participar, contando com a participação de estudantes do Ensino Médio da Escola Família Agrícola de Camões, professores(as) do Espírito Santo e da Paraíba.
Aguardamos ansiosos para a realização do próximo Círculo de Cultura na Licena!