Informativo

A PARTIR DA METODOLOGIA DAS CARAVANAS TERRITORIAIS, A LICENA-UFV REALIZA O 2º ACOMPANHAMENTO DE TEMPO COMUNIDADE DE 2023

Entre os dias 18 e 24 de setembro de 2023, a Licenciatura em Educação do Campo realizou o 2º Acompanhamento de Tempo Comunidade – ATC no ano de 2023. O ATC, sob a perspectiva territorial, propõe o mergulho em distintas realidades do campo, nas quais há manifestações da agricultura familiar camponesa, de populações quilombolas, indígenas, bem como conflitos socioambientais que ameaçam o território. Para tanto, o ATC teve 3 rotas. A Rota do Vale do Rio Piranga desenvolveu suas ações entre os dias 18 e 20 de setembro de 2023. As atividades aconteceram nos municípios de Acaiaca, Diogo Vasconcelos e Furquim, por meio de visitas às escolas do campo e quilombola, experiências comunitárias ligadas à cultura popular, cooperativismo e agroecologia.

Roda de Conversa sobre Educação do Campo – Escola Coronel Nicolau Sampaio, em Diogo
Vasconcelos – MG
Integração pedagógica na Escola Família Agrícola Paulo Freire, comunidade Boa Cama, Acaiaca, MG.

A Rota do Caparaó, que ocorreu entre os dias 19 a 21 de setembro, teve atividades nos municípios de Divino-MG e Espera Feliz-MG. As interações envolveram reuniões com secretaria municipal de educação, intercâmbio em comunidade quilombola e roda de conversa sobre Educação do Campo. As vivências também trouxeram a compreensão dos impactos sociais da mineração de bauxita no território envolvendo a Serra do Brigadeiro e Caparaó, bem como o fechamento de escolas do campo e mudanças nas dinâmicas sociais das comunidades.

Roda de Conversa sobre Educação do Campo – Assentamento Padre Jesus – Espera Feliz -MG.
Intercambio agroecológico sobre sementes crioulas na comunidade São Pedro de Cima -Divino-MG

Por fim, a Rota Rio Pomba, que ocorreu entre os dias 22 a 24 de setembro, percorreu os municípios Guidoval-MG e Visconde do Rio Branco-MG, com atividades em escolas públicas, visita a agroecossistemas agroecológicos, bem como atividades culturais no assentamento do MST Olga Benário.

Plantio coletivo de mudas para a implantação do Bosque da Reforma Agrária Popular Paulo Freire, assentamento Olga Benário, Visconde do Rio Branco (MG).
Visita à E. E. Tenente Roberto Soares de S. Lima, no bairro rural Sementeira, Visconde do Rio Branco (MG)

Uma experiência de muito aprendizado, aproximações significativas e necessárias entre a Universidade Federal de Viçosa – UFV e as comunidades desses municípios de Minas Gerais. Ao final do ATC, no início do Tempo Universidade, dia 16 de outubro, ocorrerá a Colocação em Comum das vivências, conhecimentos curriculares apreendidos nas interações, bem como os aprendizados para a formação de educadores/as do campo presentes nas vivências e sociabilidades promovidas pelo Acompanhamento de Tempo Comunidade.

Av. Peter Henry Rolfs, s/n

Campus Universitário, Viçosa MG, CEP: 36570-900

Departamento de Educação 3º andar Sala 315
Contatos