Estrutura do Curso
O curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza (LICENA) da UFV é marcado pela flexibilidade, não somente na abordagem da noção ampliada de ciência, mas, principalmente, na adoção de uma noção pedagógica que reconhece tempos e espaços distintos como uma diversidade na unidade educacional. Essa abordagem é própria da Pedagogia da Alternância, que articula diferentes tempos e espaços pedagógicos (Tempo Universidade e Tempo Comunidade), vinculados à experiência no campus universitário e na vida social ampliada – a realidade cotidiana dos estudantes.
O Projeto Pedagógico do curso propõe um olhar epistemológico que, além de não estabelecer fronteiras rígidas entre as áreas das Ciências da Natureza e Ciências Sociais, coloca o saber popular em diálogo com o saber científico. Essa perspectiva possibilita a estes saberes um regime de colaboração, como partes complementares, constituintes do saber do professor.
A articulação entre o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade é feita a partir da elaboração e execução de Produtos Pedagógicos que contemplam dimensões social, política, econômica e ambiental, e tomam como ponto de partida a realidade dos estudantes em inter-relação com os conhecimentos adquiridos no percurso formativo acadêmico.
O percurso do estudante no curso se organiza a partir de eixos temáticos, por ano, e temas articuladores, por semestre, que facilitam o diálogo e integração entre os diferentes domínios/disciplinas cursados a cada período, bem como entre os saberes acadêmicos e populares e entre Tempo Universidade e Tempo Comunidade.
A Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza da UFV utiliza alguns instrumentos pedagógicos específicos que contribuem para esta articulação: